Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um espaço que valoriza as manifestações artísticas e culturais paraenses ao criar e realizar projetos e eventos e reunir registros históricos, revelando a riqueza das tradições regionais. Suas iniciativas abraçam a comunidade canaanense ao oferecer, gratuitamente, uma diversidade de atividades para todos e, em especial, para as populações da região. As ações são realizadas por equipe interna e parceiros que trabalham com grande dedicação para proporcionar melhorias efetivas na vida das pessoas!

A Escola de Música, Dança e Teatro da Casa da Cultura recebe centenas de canaanenses, reforçando os laços afetivos com a comunidade ao proporcionar acolhimento, revelar talentos e transformar vidas. Os acervos histórico e bibliográfico resgatam as memórias, os acontecimentos e estimulam a valorização social dos patrimônios materiais e imateriais da cidade de Canaã dos Carajás.

Em suas diversificadas iniciativas e múltiplos espaços, a Casa da Cultura incentiva o diálogo, a vivência e a produção de conteúdos relacionados à identidade cultural regional. A comunidade ainda tem a possibilidade de interagir e se aperfeiçoar profissionalmente, participando de oficinas, palestras, workshops e eventos diversos nas áreas compatíveis com as iniciativas artístico-culturais da instituição. Tudo isso tem um impacto social muito positivo em toda a região.

Para organizar e disponibilizar suas ações, a Casa da Cultura se estruturou em quatro eixos de atuação:

  • Difusão Cultural, que seleciona e organiza exposições, cinema, espetáculos musicais, cênicos e circenses, oficinas e workshops;
  • Sala de Leitura, com espaço reservado para palestras, saraus, Contação de Histórias, Clube da Leitura e atividades de socialização de novos leitores;
  • Acervo Histórico, responsável pela salvaguarda e registro de documentação sobre o município de Canaã dos Carajás;
  • Escola de Música, Dança e Teatro, onde acontecem aulas de Canto, Flauta, Violão, Ballet Clássico, Ritmos Tradicionais e Artes Cênicas.

Inaugurado em 2004, o espaço faz parte da rede de equipamentos culturais do Instituto Cultural Vale, sendo a filial paraense destes centros de cultura. Ao longo de sua história, contabilizou centenas de milhares de participantes em suas atividades presenciais e virtuais, contribuindo com a democratização do acesso à cultura e com a valorização das mais diversas expressões artísticas da região.

Devido à pandemia da COVID-19, a Casa da Cultura, preocupada com a saúde das pessoas, está temporariamente fechada à visitação, mas disponibiliza diversas atividades no ambiente on-line. São Contações de Histórias, Oficinas, Palestras, Shows e uma ampla variedade de eventos com acesso gratuito, todos os meses. Consulte a programação neste site.

Quem somos

Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Direção
Fernando Guerra

Gerente
Jane Kessia Ribeiro Matias

Orientador Socioeducativo
Mauro Coutinho

Produtora Cultural
Fernanda Cunha

Assistente de Produção
Cleidiane Santos

Educadores
Adriana Rodrigues (dança)
Arlen Vilhena (Música)
Ezequiel (Música)
Larissa Nascimento (Sala de Leitura)
Luiza Pignatel (Acervo Histórico)
Thiago Bragança (Música)

Administrativo
Josilene Santana
Mônica Silva
Laudiceia Oliveira

Recepção
Nerisval Ribeiro
Rosimeire Mattos

Consultoria Financeira e Prestação de Contas
Ana Beatris Silva (Em conta)

Design
Danilo Fonseca (AD10 Comunicação)

Assessoria de Imprensa
Aretha Fernandes (Planet Comunicação)

 

Instituto Cultural Vale

Diretoria Executiva
Hugo Guimarães Barreto Filho – Diretor Presidente
Flavia Martins Constant
Christiana de Saldanha da Gama de Moura Vianna

Painel de Especialistas
Luiz Eduardo Froes do Amaral Osorio – Presidente
Andrea Ramal
Eduardo Saron
Eliana Sousa Silva
Heloisa Buarque de Hollanda
Marcelo Moura
Marcos da Veiga Pereira
Rodrigo Mendes

Conselho Fiscal
Rodrigo Lauria de Castro Loureiro – Presidente
Benjamin Élio Moro
Bruno de Souza Manso

Acessibilidade e inclusão

Os espaços da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás foram projetados para proporcionar acesso físico facilitado e preferencial, com rebaixamento de guias para embarque e desembarque entre o Café Cultural e a área de eventos; rampas de acesso com corrimãos na entrada da Casa e no acesso ao parquinho; corrimãos e instalações sanitárias apropriadas para pessoas portadoras de necessidades especiais, com dificuldades de locomoção e para idosos; espaços para cadeirantes no Auditório, bem como vagas para deficientes e idosos no estacionamento da Casa.

Quanto às práticas de acessibilidade para incluir seus diversos públicos, a Casa da Cultura oferece, mensalmente em sua programação, eventos sensoriais, em libras e braile e que podem ser consultados na agenda de eventos disponibilizada neste site. Além disso, parte da equipe de monitores foi treinada para o atendimento ao visitante com deficiência auditiva e/ou visual.

Regularmente, são realizadas ações culturais em instituições de assistência social, bem como em praça pública, bairros periféricos e zonas rurais. A Casa da Cultura disponibiliza, também, transporte gratuito para facilitar a visitação de grupos às atividades da instituição, visando, assim, tornar a arte e a cultura inclusivas e acessíveis a todos. As ações, pensadas desta forma, refletem uma postura de valorização da diversidade e, principalmente, das pessoas.

Instituto Cultural Vale

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás integra o Instituto Cultural Vale, criado em 2020 com o propósito de potencializar a atuação da Vale na cultura, valorizar patrimônios, democratizar o acesso e fomentar as expressões artísticas. Há quase duas décadas, a Vale investe e procura fomentar as múltiplas manifestações culturais brasileiras, em toda a sua diversidade.

A atuação do Instituto Cultural Vale – em quatro museus e centros culturais próprios: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, Memorial Minas Gerais Vale, Museu Vale e Centro Cultural Vale Maranhão – na preservação e valorização dos patrimônios material e imaterial e nas múltiplas manifestações artísticas que realiza ou fomenta é sustentada pela visão de que a cultura é instrumento de transformação social, capaz de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações.

Rua das Esmeraldas, 141
Jardim das Palmeiras
Canaã dos Carajás/PA

 

Comunicado

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está temporariamente fechada à visitação devido ao surto de COVID-19.

Consulte nossa programação.

× Como posso te ajudar?