Educativo

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás tem suas ações educativas permeadas em todos os seus eixos de atuação (Difusão Cultural, Sala de Leitura, Acervo Histórico e Escola de Música, Dança e Teatro). São ações diversas que ocorrem de forma permanente e regular, com classificação indicativa livre e completamente gratuitas. Além disso, tais ações vão além dos muros da Casa da Cultura, chegando a bairros periféricos, zonas rurais, instituições de assistência social e outros coletivos.

Efetiva-se, ainda, diariamente, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação para a realização de visitas mediadas e contações de histórias, nos períodos da manhã e da tarde.

Abaixo, apresentam-se, de forma resumida, as ações educativas:

Oficinas

Mensalmente a Casa da Cultura realiza duas oficinas com temáticas diferentes, ministradas por pessoas que sejam mestres de cultura em suas artes. As oficinas são realizadas em três turnos, em locais diferentes, com quatro horas de duração.

8h às 12h – Zona rural / bairro periférico
14h às 18h – Instituição de assistência social
18h30 às 22h30 – Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Além desta iniciativa ser gratuita, todo o material necessário para realizar as oficinas é cedido pela Casa da Cultura, sem custos, e o resultado fica exposto na galeria da Casa por um mês, sendo devolvido aos participantes da oficina ao final do período.

Visitas Mediadas

Semestralmente a Casa da Cultura recebe exposições de todo o Brasil, que ficam abertas para visitação espontânea, assim como para visitas mediadas. Grupos escolares, instituições públicas e privadas, ONGs ou qualquer grupo que tenha interesse pode solicitar a visita mediada. Ela tem início com a exibição de um filme documentário e depois percorre a exposição, acompanhada por nossos educadores. Por fim, é realizada uma atividade educativa que une todo o percurso feito pelo grupo durante a visita.

Para facilitar o acesso, a Casa da Cultura tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás para a cessão de ônibus escolares nos turnos fora do horário normal de aulas das escolas. Assim, os alunos podem visitar as exposições sem comprometer seus estudos formais.

Além disso, às sextas-feiras, a Casa da Cultura disponibiliza, gratuitamente, durante todo o dia, um micro-ônibus para realizar os traslados de grupos previamente agendados para visitas mediadas.

Palestras

Todo mês acontece, na Casa da Cultura, uma palestra que trata de temas sobre arte e cultura. As palestras são ministradas por indivíduos de notório saber e/ou professores de universidades renomadas, que se aprofundam nos temas abordados.

Socialização

Nessa atividade são indicados, por uma mediadora, livros, artigos ou vídeos. O grupo escolhe um dos conteúdos e inicia uma roda de conversa em que todos ficam livres para expor opiniões e compartilhar experiências. Essa dinâmica promove a socialização por meio do compartilhamento de diferentes vivências dos participantes. É, também, uma oportunidade para a divulgação da programação e das atividades oferecidas pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás e para identificar novas ações de interesse da comunidade.

Clube da Leitura

Através de relatos, o intercâmbio de títulos literários é incentivado entre os participantes desse projeto, que compartilham percepções e experiências a respeito dos livros que estejam lendo em determinado momento. Com isso, o livro torna-se objeto usual entre os leitores, que são estimulados a acessar o acervo da Sala de Leitura e outros espaços da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. Dessa maneira, o hábito de ler é incentivado, ampliando o gosto pela leitura, especialmente entre estudantes da rede pública e privada de ensino e comunidade em geral.

Contação de Histórias

A atividade começa com um bate-papo e, na sequência, é iniciada a contação de uma história que estimule o interesse pela leitura e a descoberta de novas linguagens, despertando o senso crítico e impulsionando a abertura de um novo caminho para a criança sonhar. Assim, a contação estimula a imaginação, a criatividade e a oralidade, além de contribuir no processo de formação intelectual e social dos participantes. Podem participar estudantes da rede pública e privada de ensino e a comunidade em geral.

Conversa com Pioneiros

Bimestralmente acontece uma roda de conversa com os “pioneiros”, que são aqueles indivíduos que formaram a cidade de Canaã dos Carajás e carregam as expressões culturais e regionais do município. Nessa iniciativa, os “pioneiros” compartilham seus saberes e contam histórias sobre a cidade. A ação é realizada nas dependências da Casa da Cultura e busca atrair o público para o ambiente Acervo.

Passeio Histórico, Turístico e Cultural

Com o intuito de valorizar a memória de Canaã dos Carajás, o passeio histórico leva os integrantes para conhecer marcos históricos da cidade, contando sobre sua fundação, vocação e acontecimentos marcantes para o município. Além deste apanhado, é abordado o histórico de escolas municipais extintas, que clareia os caminhos percorridos pela expansão do município.

O passeio é finalizado em uma zona rural onde há expressões culturais regionais do município, além de incluir uma parada para provar as delícias da culinária regional na casa de algum “pioneiro”, indivíduo importante da cidade, que sempre traz histórias curiosas sobre Canaã dos Carajás.

Rua das Esmeraldas, 141
Jardim das Palmeiras
Canaã dos Carajás/PA

 

Comunicado

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está temporariamente fechada à visitação devido ao surto de COVID-19.

Consulte nossa programação.

× Como posso te ajudar?