COOKIES
Utilizamos apenas os cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Ao continuar navegando você está ciente desta condição.
OK
Idioma     PT  
EN
ES
   
Palestra – As Poéticas entre fronteiras
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Palestra – As Poéticas entre fronteiras

14/outubro/2021 @ 20:00 - 21:00

Livre

As regiões sul e sudeste do Pará possuem uma poética singular, dentro do que nós comumente podemos denominar uma poética entre fronteiras e que está, maiormente, ligada ao poeta Paes Loureiro, em sua obra. A arte como encantaria da linguagem vai denominar como sendo uma espécie de elaboração de uma teoria poética. A poética entre fronteiras é atravessada por temáticas heterogêneas e que vem sendo produzida por poetas – homens e mulheres – das mais diversas classes sociais, sem legar os sistemas simbólicos que perpassam pelas Amazônias.

Além disso, contribui para problematizar e, ao mesmo tempo, produzir processos de interrogação a respeito de determinados estereótipos sobre a paisagem e os/as amazônidas. Isso se deve porque a poética entre fronteiras reverbera, dentro de sua linguagem, a significação das realidades que são transfiguradas por uma dimensão estética que perpassa, por exemplo, pelo processo autorreflexivo. É justamente aquilo que o próprio Paes Loureiro (2008) denomina de a poetização da história.

Cabe enfatizar que a poética entre fronteiras, com um recorte ligado diretamente ao sul e sudeste do Pará, traz à tona as experiências subjacentes ao processo intersubjetivo, atravessando as fronteiras intrínsecas do eu, do outro e das territorialidades amazônicas. Nesse caso, os poemas produzidos no entre fronteiras representam, de alguma forma, as vozes históricas que relacionam o simbólico e a realidade.

Assim, pretende-se fazer um panorama de nomes de poetas, dos livros, dos projetos e instituições literárias existentes na região, e que vêm consolidando um trabalho imprescindível para a disseminação do livro, da leitura e, sobretudo, das literaturas na região.

Em suma, vale ressaltar que as poéticas entre fronteiras transfiguram ou ressignificam, poeticamente, não somente a função estética, mas os fenômenos sociais e culturais do mundo amazônico, como a flor drummondiana que rompe incessantemente o asfalto.

Data: 14 de outubro de 2021

Horário: 20h

Local: palestra virtual ministrada em vídeo e divulgada via WhatsApp

Público-alvo: comunidade em geral

Palestrante: Airton de Oliveira – Mestre em Letras pela UNIFESSPA

Palestra gratuita

Foto: arquivo pessoal

Detalhes

Data:
14/outubro/2021
Hora:
20:00 - 21:00
Preço:
Livre

Rua Esmeralda, 141
Nova Canaã II
68352-099
Canaã dos Carajás, PA

Funcionamento

Espaço aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Acompanhe, também, nossa programação on-line.

 

× Como posso te ajudar?