Sala de Leitura

Compartilhe

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás oferece uma sala de leitura permanente, com mais de 5.000 publicações, que disponibiliza desde mangás até atlas geográficos. O espaço promove a leitura através de iniciativas que despertem o interesse do público, estimulando a valorização social da leitura e da escrita. Desse modo, são desenvolvidas, junto à comunidade, ações que tornam a leitura lúdica e prazerosa, como o clube da leitura, a contação de histórias para crianças e adolescentes e a socialização com adultos no espaço da sala. Além disso, são realizados ciclos de palestras relativas às exposições em cartaz na Casa, assim como o lançamento de livros de escritores locais.

Este espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Clube de Leitura

Através de relatos, o intercâmbio de títulos literários é incentivado entre os participantes desse projeto, que compartilham percepções e experiências a respeito dos livros que estejam lendo em determinado momento. Com isso, o livro torna-se objeto usual entre os leitores, que são estimulados a acessar o acervo da sala de leitura e outros espaços da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. Dessa maneira, o hábito de ler é incentivado, ampliando o gosto pela leitura, especialmente entre estudantes da rede pública e privada de ensino e comunidade em geral.

  • Dia: toda terça-feira
  • Horários: 10h e 15h

Socialização

Nessa atividade são indicados, por uma mediadora, livros, artigos ou vídeos. O grupo escolhe um dos conteúdos e inicia uma roda de conversa em que todos ficam livres para expor opiniões e compartilhar experiências. Essa dinâmica promove a socialização por meio do compartilhamento de diferentes vivências dos participantes. É, também, uma oportunidade para a divulgação da programação e das atividades oferecidas pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás e para identificar novas ações de interesse da comunidade.

  • Dia: toda quinta-feira
  • Horários: 10h e 15h

Contação de Histórias

A atividade começa com um bate-papo e, na sequência, é iniciada a contação de uma história que estimule o interesse pela leitura e a descoberta de novas linguagens, despertando o senso crítico e impulsionando a abertura de um novo caminho para a criança sonhar. Assim, a contação estimula a imaginação, a criatividade e a oralidade, além de contribuir no processo de formação intelectual e social dos participantes. Podem participar estudantes da rede pública e privada de ensino e a comunidade em geral.

  • Dia: toda sexta-feira
  • Horários: 10h e 15h
VOLTAR