WEBINÁRIO ESPAÇOS CULTURAIS - O FUTURO DE UM PASSADO RECENTE?

Compartilhe
20/Mai/2021 17:00
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

WEBINÁRIO ESPAÇOS CULTURAIS – O FUTURO DE UM PASSADO RECENTE?

20 maio @ 17:00 - 18:00

Livre

O Instituto Cultural Vale integra a 19ª Semana Nacional dos Museus, por meio da realização do webinário “Espaços Culturais – o futuro de um passado recente?”, entre outras ações, em conjunto com seus museus e centros culturais próprios – Museu Vale (ES), Memorial Minas Gerais Vale (MG), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa de Cultura de Canaã dos Carajás (PA). O evento online gratuito acontecerá nos dias 18 e 20 de maio, às 17h, no YouTube do Instituto Cultural Vale. O webinário tem como objetivo convidar o público a refletir, junto com convidados de diversas áreas, sobre o papel das instituições culturais diante da nova realidade imposta pela pandemia e seu papel nos territórios onde estão inseridos.

Na terça-feira, 18, a conversa contará com a participação do neurocientista Sidarta Ribeiro e do museólogo Cícero Almeida. E na quinta-feira, 20, trará o professor de museologia da UNIRIO Bruno Brulon e a curadora de arte Adélia Borges. A mediação será feita pelo filósofo Fernando Pessoa, que participa da linha de pesquisa do CNPq “Pensamento e linguagem”, com estudos em Nietzsche e Heidegger, principalmente nos temas linguagem, verdade, liberdade, arte e poesia.

Diante da pandemia e para os novos tempos que virão serão abordadas questões como: quais os possíveis futuros para as instituições culturais e para os museus em especial? Com quem dialogam? Quais memórias, materiais ou imateriais, estão em jogo? Qual o papel da tecnologia e das mídias nas formas de interlocução? E os artistas e produtores culturais? Como têm sido e como poderá ser as suas participações?

“O Instituto Cultural Vale, ao lado de seus museus e centros culturais, abraça o desafio de promover a reflexão e debate sobre a readequação das práticas e a resiliência necessárias ao momento atual, tema central da Semana Nacional de Museus. Manter o diálogo vivo sobre o papel das instituições culturais é algo essencial, hoje e sempre, para a manutenção do patrimônio e da memória, possibilitando que mais pessoas possam viver a cultura, ampliar seu conhecimento e sua visão de mundo”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

Além do webinário, ao longo de todo o mês de maio, os quatro museus e centros culturais do Instituto Cultural Vale têm programação exclusiva que integra a Semana Nacional dos Museus com de oficinas e reflexões sobre a importância desses espaços culturais para o público. A programação completa dos espaços pode ser acessada em institutoculturalvale.org e nos próprios sites das instituições culturais –  Museu Vale, Memorial Minas Gerais Vale, Centro Cultural Vale Maranhão e Casa de Cultura de Canaã dos Carajás.

O Instituto Cultural Vale está presente em 35 museus e centros culturais no Brasil por meio de patrocínios a espaços culturais, exposições, intercâmbios culturais, salvaguarda de acervos e programas educativos, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Webinário “Espaços Culturais – o futuro de um passado recente?”

Datas: 18 e 20 de maio

Horário: 17h

Onde: YouTube do Instituto Cultural Vale

Valor: gratuito

20/05 – Fazer e Expor – possibilidades e agências em tempos de crise

Para compreender os horizontes que se abrem para novos modos de fazer e expor, convidamos Bruno Brulon e Adélia Borges, que discorrerão sobre suas experiências e percepções de enfrentamento e mudança, sob as limitações do período atual e pós pandêmico.

Participantes:  

Bruno Brulon é professor de Museologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professor do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Doutor em Antropologia (2012) e em História (2019) ambos títulos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem (MEI) desde 2014 e o Laboratório de Museologia Experimental (LAMEX) desde 2017. É autor e organizador de diversas publicações em Museologia e Patrimônio, incluindo o livro “A history of museology” (2019). Atualmente é presidente do Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM) do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e editor do periódico ICOFOM Study Series (ISS) e da revista Museum International.

Adélia Borges é crítica, historiadora de design e curadora independente, baseada em São Paulo. Tem textos publicados em sete línguas e é autora ou coautora de 34 livros. Como curadora, fez mais de 60 exposições em várias instituições do Brasil e na Alemanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. Em 2011 recebeu o título de Doutora Honoris Causa concedido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) por sua contribuição ao design brasileiro. Desde 2016 é consultora curatorial do MASP.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados pela Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: institutoculturalvale.org

Detalhes

Data:
20 maio
Hora:
17:00 - 18:00
Preço:
Livre
Website:
https://www.youtube.com/channel/UCFEqGEwDT4-tb2O0_aDE3rQ
VOLTAR