Nas últimas décadas, a partir da universalização do ensino e do período de redemocratização do Brasil, as instituições escolares passaram a receber um público que não mais se restringia à classe elitizada, o que demandou um novo olhar sobre as escolas públicas, considerando o processo de inclusão social de pessoas historicamente marginalizadas socialmente, como a população negra, pessoas com deficiência, indígenas, comunidade LGBTQI+, entre outras.
Todavia, apesar do avanço das políticas afirmativas no campo da educação, ainda são poucas as mudanças em relação ao preconceito, discriminação, racismo e outras formas de violação dos direitos humanos desses sujeitos, exigindo-se um amplo e contínuo debate social, no sentido de atingir um número cada vez maior de pessoas sobre seus direitos, sobre formas de violência e como combatê-las.
O debate sobre diversidade cultural envolve ainda conhecimentos específicos, haja vista que tivemos, durante muitas décadas, uma formação educacional pautada numa história contada a partir da ótica do colonizador ou das elites. Reparar essas lacunas exige um esforço coletivo de profissionais das diversas áreas de conhecimento científico, além daqueles que atuam na elaboração e execução de políticas públicas.
A palestra apresentada se baseará numa breve abordagem histórica sobre a escola no Brasil, o conceito de diversidade cultural, as principais políticas afirmativas voltadas para a educação nas últimas décadas e os avanços necessários para tornar a escola de fato inclusiva.
PALESTRA GRATUITA
Foto: Amanda Rod
Rua Esmeralda, 141
Nova Canaã II
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Canaã dos Carajás, PA
Funcionamento
Espaço aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Acompanhe, também, nossa programação on-line.