Apresentação

Compartilhe

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um espaço artístico e cultural aberto à comunidade canaanense e que oferece, gratuitamente, uma grande diversidade de atividades e eventos à população da região, beneficiando pessoas de todas as idades, classes sociais e origens diversas, especialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Seu compromisso é incentivar, através da arte e da cultura, o conhecimento da população sobre as características da região por meio de iniciativas que utilizem conteúdos relacionados à identidade cultural do Pará, aperfeiçoando e capacitando profissionais que atuam em áreas compatíveis com o objetivo da instituição, mediante a oferta de oficinas, palestras, workshops e eventos diversos.

Inaugurado em 2004, o espaço é gerido, desde junho de 2017, pela Associação Casa da Cultura de Canaã dos Carajás – ACC e, nesta atual gestão, contabilizou mais de 50.000 participantes em suas atividades. Atualmente, acolhe cerca de 1.500 visitantes por mês, com picos de até 2.200 visitantes em alguns meses, além de atender até 730 crianças e adolescentes em sua escola de música, dança e teatro.

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um centro cultural mantido pela Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir na democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região.

Eixos de atuação

  • Difusão Cultural, responsável por exposições, cinema, oficinas e workshops;
  • Sala de Leitura, responsável por palestras, sarau, contação de histórias, clube da leitura e atividades de socialização de novos leitores;
  • Acervo Histórico, responsável pela guarda e registro de documentação sobre o município de Canaã dos Carajás;
  • Escola de Música, Dança e Teatro, responsável pelas aulas de Musicalização Infantil, Canto Coral, Flauta Doce, Violão, Percussão Tradicional Paraense, Ballet Clássico, Ritmos Tradicionais e Artes Cênicas.

Acessibilidade

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás possui espaços de acesso facilitado e preferencial, com rebaixamento de guias para embarque e desembarque entre a cantina e a área de eventos; rampas de acesso com corrimãos na entrada da Casa e no acesso ao parquinho; corrimãos e instalações sanitárias apropriadas para pessoas portadoras de necessidades especiais, com dificuldades de locomoção e para idosos; espaços para cadeirantes no auditório, bem como vagas para deficientes no estacionamento da Casa.

Quanto à programação, a Casa oferece, mensalmente, eventos sensoriais, em libras e braile e que podem ser consultados na agenda de eventos disponibilizada neste site. Além disso, parte da equipe de monitores foi treinada para o atendimento ao visitante com deficiência auditiva e/ou visual.

Regularmente, são realizadas ações culturais em instituições de assistência social, bem como em praça pública, bairros periféricos e zonas rurais. A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás  disponibiliza transporte gratuito para facilitar a visitação de grupos às atividades da instituição, visando, assim, tornar a arte e a cultura acessíveis a todos.