COOKIES
Utilizamos apenas os cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Ao continuar navegando você está ciente desta condição.
OK
Arte em Cores

Clique aqui para conferir a exposição.

Nesse momento de retomada das atividades artísticas presenciais, a Vivas Cultura e Esporte tem imensa satisfação em compartilhar com o público da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás todas as 53 obras de arte produzidas em 2020 pelo projeto Arte em Cores, que contemplou artistas de 15 municípios do Pará e do Maranhão.

A visão e percepção de mundo refletidas nas obras expostas mostram a potência desses artistas e um desejo intenso de produzir arte por toda a imensidão de nosso país. Agradecemos aos artistas, à Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, ao Instituto Cultural Vale, ao Centro Cultural Tatajuba, ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal.

Vivas Cultura e Esporte

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás orgulhosamente recebe a Exposição Arte em Cores, montagem oriunda de edital proposto pela Vivas Cultura e Esporte e que reconheceu e fomentou artistas maranhenses e paraenses de inúmeros municípios destes estados.

Para nós, trata-se de uma parceria ímpar, que dialoga com os propósitos da Casa da Cultura de disseminar e valorizar a arte da região de forma democrática e potente, dando tônus à produção cultural local.

Esta montagem estará exposta virtualmente e fisicamente, se dividindo em quatro momentos: novembro a dezembro, dezembro a janeiro, janeiro a fevereiro e fevereiro a março, quando serão expostas todas as obras produzidas pelos artistas selecionados no Edital Arte em Cores. Acreditamos que, assim, poderemos atestar a qualidade e reconhecer o potencial destes artistas regionais.

Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Sobre o curador:

Afonso Camargo Fona, paraense natural de Santarém do Pará, nasceu em 1969. O artista plástico iniciou suas atividades artísticas no atelier do seu pai, Pedro Fona, em Santarém.

Em seguida, foi para o estado do Amazonas, onde trabalhou como carnavalesco e aderecista nos bois Garantido e Caprichoso, conquistando diversos títulos. Recebeu um convite para trabalhar no Teatro Amazonas como cenógrafo e restaurador.

Em 1993, já reconhecido como artista plástico, retornou ao estado do Pará, no município de Parauapebas, onde desenvolveu várias atividades no CAC, Centro de Atividades de Carajás, e no Docenorte Esporte Clube, atuando em projetos sociais voltados para crianças e adolescentes, a convite da prefeitura.

Afonso Camargo foi o primeiro Coordenador de Cultura e, em seguida, Secretário de Cultura no município de Parauapebas, atuando nas causas das artes e da cultura. Em 2015 foi eleito mestre de cultura popular pelo governo do Pará, através do projeto Seiva.

Ao longo de sua carreira, Afonso Camargo Fona realizou várias exposições presenciais e não presenciais no Brasil e no exterior, uma delas na Itália, que teve grande repercussão na carreira do artista: trata-se da obra de arte Tela Amazônica, que decora até hoje a antessala papal no Vaticano.

Atualmente, o artista desenvolve trabalho artístico para o segmento governamental e empresarial do município de Parauapebas e região, focando na arte e cultura como ferramentas de transformação socioeconômica. Mantém, em seu espaço cultural, uma Galeria de Artes e uma Escola de Artes Plásticas que, futuramente, será o Instituto Afonso Camargo Fona de Arte e Cultura de Parauapebas.

Ficha técnica

Curadoria
Afonso Camargo Fona

Montagem, serralheria e pintura
CSM Construções

Realização
Casa da Cultura de Canaã dos Carajás e Vivas Cultura e Esporte

Coordenação executiva
Fernando Guerra

Produção
Fernanda Cunha e Cleidiane Santos

Administrativo
Jane Késsia e Josilene Santana

Apoio
Rosimeire de Matos e Nerisval Ribeiro

 

Arte em Cores / Parte 1

Na Parte 1 da Exposição Arte em Cores, que acontece entre 23/11 e 23/12, apresentamos 12 artistas. Percorra nossa galeria virtual e aproveite!

Rua das Esmeraldas, 141
Jardim das Palmeiras
Canaã dos Carajás/PA

 

Comunicado

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está temporariamente fechada à visitação devido ao surto de COVID-19.

Consulte nossa programação.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?