
O projeto “Onde Mora a Cultura: Casas de Cultura – Experiências Brasileiras” propõe um espaço de reflexão, trocas e formação sobre o papel das Casas de Cultura no Brasil contemporâneo, a partir de suas funções como equipamentos culturais polivalentes, de acesso democrático e de forte impacto local.
Inspirado nos modelos latino-americanos de Casas de Cultura, o evento reconhece esses espaços como territórios vivos de criação, mediação cultural e participação social. Além de serem locais de contemplação, as Casas de Cultura são entendidas como ambientes de produção simbólica, recriação da tradição e construção coletiva do presente.
O evento será realizado pela Casa da Cultura, reunindo gestores culturais, educadores, artistas, agentes do turismo, estudantes e a comunidade em geral, por meio de duas palestras temáticas, que articulam cultura, arte-educação e turismo cultural.
Painel 1- Casas de Cultura e Arte-Educação: Espaços de Criação e Mediação Cultural
Este painel discute as Casas de Cultura como espaços vivos de criação, formação artística e mediação cultural. A partir de diferentes experiências, aborda o papel desses equipamentos na ampliação do acesso à arte, na formação de públicos e no fortalecimento do protagonismo comunitário, conectando linguagens como artes visuais, cênicas, literatura e saberes tradicionais.
Participam:
• Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande – CE)
• Ramon Cabral (Fundação Casa da Cultura de Marabá – PA)
Data: 19/05
Horário: 19h
Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (Rua das Esmeraldas, 141. Nova Canaã II, Canaã dos Carajás – PA)
Público: Livre
Informações: (94) 99220-3451
Painel 2 – Casas de Cultura e Territórios: Identidade cultural e experiências turísticas
O painel propõe uma reflexão sobre a relação entre cultura, território e identidade. Destaca as Casas de Cultura como espaços que fortalecem vínculos comunitários, valorizam memórias e constroem novas narrativas sobre os territórios. Também aborda o turismo cultural como experiência de troca entre comunidades e visitantes, promovendo desenvolvimento cultural sustentável.
Participam:
• Cristina Maseda (Casa da Cultura de Paraty – RJ)
• Roberto Aguiar (Fundação Casa de Jorge Amado – BA)
Data: 20/05
Horário: 19h
Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (Rua das Esmeraldas, 141. Nova Canaã II, Canaã dos Carajás – PA)
Público: Livre
Informações: (94) 99220-3451
Fotos: Divulgação
Rua Esmeralda, 141
Nova Canaã II
68352-099
Canaã dos Carajás, PA
Funcionamento
Espaço aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Acompanhe, também, nossa programação on-line.