PALESTRA - O TEATRO POPULAR DE PÁSSAROS JUNINOS E A CULTURA AMAZÔNICA

Compartilhe
30/Jun/2021 20:00
Carregando Eventos

« Todos Eventos

PALESTRA – O TEATRO POPULAR DE PÁSSAROS JUNINOS E A CULTURA AMAZÔNICA

30 junho @ 20:00 - 21:00

Livre

O Pássaro Junino é um teatro genuinamente paraense, criado por artistas da cultura popular. É dividido em quadros, pontuado por músicas e rico em elementos e recursos cênicos. O figurino indica o tempo e o espaço. A variedade de gêneros musicais e a diversidade de personagens, como o europeu, o índio e o negro, estão presentes na dramaturgia. Os temas abordados vão das encantarias amazônicas aos dramas familiares, abordando traição, amores proibidos e segredos guardados, bem ao estilo melodramático. Aliás, o Pássaro Junino tem sua estrutura dramática formada pelo gênero francês melodrama.

Constitui uma criação do povo, logo absorve múltiplas vivências. Como cultura popular encontra-se aberto às inovações e transformações e está em reelaboração, sempre. O Pássaro Junino, compreendido como uma vertente ou ramificação dos Cordões de Bichos e Pássaros, tem sua origem difusa, no fim do século XIX, período áureo da extração da borracha e época das grandes transformações na região Norte do Brasil. Século das construções do Teatro da Paz em Belém e do Teatro Amazonas em Manaus, que receberam as grandes companhias viageiras, bem como dos primeiros cinemas de rua, influências ocorridas no teatro dos pássaros.

O enredo mostra a saga de um pássaro que é cobiçado pelo caçador, geralmente para dar de presente à sua amada. Segundo o professor Paes Loureiro, referência em cultura amazônica, “A linha dramática condutora é constituída pela perseguição de um pássaro pelo caçador, sendo que, após abatido, o pássaro é ressuscitado, em geral, por algum personagem com poderes mágicos” (Loureiro, 2001, p. 319).

Sofrendo pela falta de incentivos, entre outros fatores, com o decorrer do tempo a manifestação vem sendo ameaçada de extinção; quando morre seu Guardião (pessoa responsável pelo grupo) morre, junto com ele, uma cultura, uma brincadeira rica em poesias, literaturas, saberes e fazeres. Nesta perspectiva, a fim de criar políticas de salvaguarda, o Pássaro Junino está em processo para se tornar patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Daí a proposta dessa palestra, que objetiva compartilhar, divulgar, produzir conhecimentos, proporcionar trocas e acessar informações sobre o teatro popular e as manifestações culturais produzidas no Norte do Brasil.

  • Data: 30 de junho 2021
  • Horário: 20h
  • Local: palestra virtual ministrada em vídeo e divulgada via WhatsApp
  • Público-alvo: comunidade em geral
  • Palestrante: Rodolpho Sanchez – Ator, Professor e Pesquisador

PALESTRA GRATUITA

Foto: Raidol

Detalhes

Data:
30 junho
Hora:
20:00 - 21:00
Preço:
Livre
VOLTAR