COOKIES
Utilizamos apenas os cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Ao continuar navegando você está ciente desta condição.
OK
   
PALESTRA – MIRITI: MATÉRIA DE EXPRESSÃO POPULAR
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

PALESTRA – MIRITI: MATÉRIA DE EXPRESSÃO POPULAR

14/dezembro/2020 @ 20:00 - 21:00

Livre

A exploração extrativista foi e ainda é marcante no Pará, que é um dos estados do Brasil que possui incontáveis recursos naturais. Dentro desses recursos, destaca-se o miritizeiro como uma das palmeiras de maior importância da região Amazônica. Sua utilização oferece meios de subsistência para os índios e demais populações ribeirinhas, tanto na técnica de fabricação de brinquedos populares, utensílios e objetos; quanto na sua utilização como material expressivo em manifestações artísticas contemporâneas, onde artistas e artesãos produzem suas obras inspiradas na cultura local.

Buscando adentrar nesse universo, a palestra traz reflexões sobre o miriti como material de expressão popular, contextualizando com a história da cidade de Abaetetuba e sua relação com o Círio de Nazaré, assim como as diferentes práticas de seus saberes e fazeres desde a sua extração até a fabricação de produtos: brinquedos populares, utensílios, objetos, produções artísticas contemporâneas da região, valorizando assim a cultura do miriti, enquanto expressão popular paraense, ao mesmo tempo, dando uma visão mais ampla da diversificada da produção feita com essa matéria-prima, tão abundante na nossa região.

A palestra tem por objetivo potencializar discussões acerca do diversificado repertório dos saberes e fazeres do miriti como matéria em transformação espontânea e criativa que se utiliza do universo do imaginário popular amazônico no artesanato tradicional em suas produções contemporâneas. A ação será dividida em dois blocos. No primeiro bloco haverá contextualização histórica sobre a relação da produção de brinquedos e objetos com a cidade de Abaetetuba e o Círio de Nazaré, dos componentes da palmeira do miritizeiro e seus saberes e fazeres em suas diferentes utilizações. No segundo bloco haverá uma demonstração de forma prática sobre o manuseio da “bucha do miritizeiro”, matéria-prima usada na confecção de brinquedos, embalagens e objetos. Nessa demonstração, a palestrante ensinará a fazer miniaturas dos brinquedos de miriti.

  • Datas: 07 e 14 de dezembro de 2020
  • Horário: 20h
  • Palestrante: Jaqueline Cristina Sosi (UFPA)
  • Local: Palestra virtual ministrada em vídeo e divulgada via WhatsApp
  • Público-alvo: Comunidade em geral

            ATIVIDADE GRATUITA

Foto: Claudia Rego Barros

Detalhes

Data:
14/dezembro/2020
Hora:
20:00 - 21:00
Preço:
Livre

Rua das Esmeraldas, 141
Jardim das Palmeiras
Canaã dos Carajás/PA

 

Comunicado

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está temporariamente fechada à visitação devido ao surto de COVID-19.

Consulte nossa programação.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?