PALESTRA – GRAVURA AFROAMAZÔNIDA

Compartilhe
23/Nov/2020 20:00
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

PALESTRA – GRAVURA AFROAMAZÔNIDA

23 novembro @ 20:00 - 21:00

Livre

A história e cultura dos povos africanos é intensa, rica e com forte dramaticidade; representa ancestralidade, resistência, beleza e força contidas em cada detalhe. Percebemos, neste contexto, a importância das manifestações artísticas na África, a predominância do naturalismo e o surgimento das primeiras gravuras, posteriormente a arte mural e suas fases. As gravuras e as pinturas rupestres encontram-se nos mesmos locais; quanto às técnicas de gravura nesse período, o artista africano desenvolve sua maneira própria de gravar, e essa necessidade de gravar, no sentido de comunicar uma mensagem, registrar ou mesmo de demarcar o território, é algo que sempre acompanhou o ser humano desde seus primórdios; homens e mulheres transformaram paredes de cavernas e rochas em suporte para a criação.

Desenvolver a reflexão e a percepção através do breve histórico da gravura no mundo e, posteriormente, o ensino da técnica, para que possam conhecer e ampliar seus conhecimentos relacionados a arte da gravura. Aprendendo técnicas básicas de xilogravura, propiciando a visualização dos materiais utilizados, para que entendam e possam, depois, experimentar os procedimentos de gravação e impressão, para um futuro contato direto com os materiais. A explicação de como funciona o desbaste e os cortes feitos na madeira será com exemplos mostrados na prática, seguindo cada etapa do processo.

A metodologia se dará em duas etapas: a 1ª etapa será a palestra teórica e a 2ª etapa a palestra prática sobre a gravura afroamazônida. Primeiramente, por meio da apresentação, explicação teórica, breve histórico da gravura no mundo, obras de artistas da gravura.  Em segundo, vem a organização, a explicação na prática, mostrando bem os materiais de gravura, a escolha da imagem a ser gravada na matriz, ou seja, desenhar na madeira o que se pretende gravar. Ensinar a gravação, suas técnicas, como manusear as ferramentas, como fazer o desbaste; depois da gravura pronta, iniciamos o processo de impressão da matriz de madeira gravada, que é feito da seguinte maneira: 1°- Entintar a matriz com tinta gráfica off set, passando a tinta com rolo de borracha na matriz. 2°- Depois de entintar a matriz, coloca-se o papel sobre a mesma. 3°- Com uma colher de madeira, vá friccionando manualmente sobre o papel, até terminar de passar a colher em toda a extensão da imagem gravada. Ao terminar, retire o papel de cima da matriz gravada e verá a estampa impressa no papel; pronta, é só deixar secando em um lugar seguro, longe da chuva; prenda para não voar; lembre-se que a tinta precisa secar. Encerramento da palestra.

  • Datas: 23 e 30 de novembro de 2020
  • Horário: 20h
  • Palestrante: Glauce Santos (UFPA)
  • Local: Palestra Virtual ministrada em vídeo e divulgada via WhatsApp
  • Público-alvo: Comunidade em geral

            ATIVIDADE GRATUITA

Foto: Jean Ribeiro

Detalhes

Data:
23 novembro
Hora:
20:00 - 21:00
Preço:
Livre
VOLTAR