A palestra abordará os processos de resistência de três mulheres artistas negras na cidade de Marabá, apresentando a potência de seus discursos de confrontação ao assumir posturas que questionam os padrões sociais – como os de raça e gênero – impostos a elas no contexto de uma sociedade racista e patriarcal. Isso porque as mulheres negras vivem no lócus de permanentes conflitos e disputas por diferentes perspectivas de projetos de sociedade.
Os aspectos das narrativas das mulheres negras protagonistas desta comunicação, que evidenciam suas localizações sociais, suas construções de conceitos e como elas localizam suas práticas artísticas nos possibilitam identificar que elas se utilizam da arte como ferramentas de denúncia, de reivindicação e de resistência ao racismo e ao patriarcado, evidenciando que suas lutas demarcam uma busca por transformações para si e para toda a sociedade.
Data: 29 de novembro de 2022
Horário: 19h às 21h
Local: Auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás – Rua das Esmeraldas, 141 – Jardim das Palmeiras – Canaã dos Carajás, PA
Público-alvo: comunidade em geral
Palestrante: Raíssa Ladislau – Mestra em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) da UNIFESSPA
Inscrições: (94) 99220-3451
Atividade gratuita
Foto: Bruna Soares
Rua Esmeralda, 141
Nova Canaã II
68352-099
Canaã dos Carajás, PA
Funcionamento
Espaço aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Acompanhe, também, nossa programação on-line.