Qual o lugar da Literatura infantil na escola? Como a BNCC recomenda o desenvolvimento das habilidades e competências das crianças, por meio da linguagem literária? A partir destas perguntas pretendemos refletir, com a turma, de que maneira a leitura literária pode e deve ser apresentada aos alunos do ensino infantil, partindo da premissa de que a leitura literária é um direito de todos que ainda não está escrito, mas precisa ser efetivado na prática escolar.
Para o escritor Bartolomeu Queirós (2009), “A Literatura acolhe a todos e concorre para o exercício de um pensamento crítico, ágil e inventivo. Liberdade, espontaneidade, afetividade e fantasia são elementos que fundam a infância. Substâncias pertencentes à construção literária. Daí, a literatura ser próxima da criança. Possibilitar aos jovens o acesso ao texto literário é garantir a presença de tais elementos que inauguram a vida e asseguram o seu crescimento”. Para essa discussão precisamos compreender os conceitos de letramento, entre eles o literário, as funções da arte e da literatura, gêneros textuais para a infância e o papel das instâncias responsáveis pela mediação da leitura literária para crianças e jovens: a família, a escola e as bibliotecas (escolares e públicas).
Objetivos:
Datas: 13 a 17 de dezembro de 2021
Horário: 19h às 21h
Local: oficina virtual via Google Meet
Público-alvo: comunidade em geral
Oficineira: Elaine Oliveira – Mestra em Estudos Literários (UFPA)
Atividade gratuita
Foto: arquivo pessoal
Rua Esmeralda, 141
Nova Canaã II
68352-099
Canaã dos Carajás, PA
Funcionamento
Espaço aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Acompanhe, também, nossa programação on-line.