“Não aturo interrompimento dos vereadores dessa casa. Não aturarei o cidadão que veio aqui e não sabe ouvir a posição de uma mulher eleita.” (Marielle Franco, em seu último discurso na Câmara de Vereadores, dia 8 de março de 2018).
Mulheres falando e se articulando em diferentes gerações para que as suas narrativas não sejam interrompidas, silenciadas. Articulação em rede tão bem-sucedida, que desencadeou a reverberação de suas narrativas como elementos de reeducação no processo de transformação da sociedade. Além disso, ao acionar essa memória, criamos uma identidade: mulher negra, intelectual, ativista, se articulando nas instâncias de poder. Uma identidade muito parecida com as das personagens que serão mobilizadas em nosso podcast.
As entrevistas que apareceram neste episódio foram realizadas em dois projetos distintos. O primeiro projeto, Memórias do Baobá: raízes e sementes na luta por equidade racial no Brasil, foi realizado em 2015 e contou com a presença de Amilcar Araújo Pereira, Júlio Oliveira, Yana Vieira e Thayara C.S. de Lima em sua equipe. O segundo projeto, Movimento negro na Atualidade, foi realizado no ano de 2018 e contou com a participação de Amauri Mendes Pereira, Amilcar Araújo Pereira, Jorge Lucas Maia e Thayara C. S. de Lima. Ambos só foram possíveis com o financiamento do Baobá: Fundo para a Equidade Racial.
Data: 7 de dezembro de 2022
Horário: 21h
Local: Auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás – Rua das Esmeraldas, 141 – Jardim das Palmeiras – Canaã dos Carajás, PA
Público-alvo: comunidade em geral
Documentário: Não Serei Interrompida (2019, 13 min)
Atividade gratuita
Imagem: frame da diretora de fotografia Nathalia Athayde
Rua Esmeralda, 141
Nova Canaã II
68352-099
Canaã dos Carajás, PA
Funcionamento
Espaço aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Acompanhe, também, nossa programação on-line.