A atividade será iniciada com a apresentação da história do Carnaval no Brasil, suas influências e a importância da diversidade cultural na identidade dessa manifestação, que é um marco do nosso patrimônio. Utilizando múltiplos recursos didáticos, os participantes poderão conhecer as variações dessa cultura e suas transformações ao longo do tempo. O Carnaval no Pará também estará presente com a divulgação de vídeos e imagens dos Cabeçudos e Mascarados de São Caetano de Odivelas e dos Carnavais de rua de Cametá e Vigia de Nazaré, legítimos representantes da folia no estado.
A segunda etapa da atividade será conduzida pelos professores da Escola de Música que apresentarão o ritmo e o compasso da batida característicos do samba. Dessa forma, os participantes da oficina podem acompanhar, com seus objetos sonoros, algumas marchinhas que serão apresentadas pela banda Quati Guardião da Floresta, formada especialmente para o Carnaval da Casa e composta pelos professores Arlen Vilhena, Ezequiel Silva, Mauro Coutinho e Thiago Bragança.
Os objetos sonoros serão confeccionados a partir de material descartado para reciclagem, como garrafas pet, latas e tampinhas de refrigerante que serão devidamente higienizadas e tratadas para se transformarem em tambores e maracas e acompanharem o cortejo da folia pela Casa da Cultura no dia do Baile Infantil a ser realizado na área aberta da CCCC.
Atividade gratuita.
Foto: acervo Casa da Cultura
Rua Esmeralda, 141
Nova Canaã II
68352-099
Canaã dos Carajás, PA
Funcionamento
Espaço aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Acompanhe, também, nossa programação on-line.