COOKIES
Utilizamos apenas os cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Ao continuar navegando você está ciente desta condição.
OK
Idioma     PT  
EN
ES
   
Oficina de Letramento Literário na Educação Infantil
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Oficina de Letramento Literário na Educação Infantil

13/dezembro/2021 @ 19:00 - 17/dezembro/2021 @ 21:00

Livre

Qual o lugar da Literatura infantil na escola? Como a BNCC recomenda o desenvolvimento das habilidades e competências das crianças, por meio da linguagem literária? A partir destas perguntas pretendemos refletir, com a turma, de que maneira a leitura literária pode e deve ser apresentada aos alunos do ensino infantil, partindo da premissa de que a leitura literária é um direito de todos que ainda não está escrito, mas precisa ser efetivado na prática escolar.

Para o escritor Bartolomeu Queirós (2009), “A Literatura acolhe a todos e concorre para o exercício de um pensamento crítico, ágil e inventivo. Liberdade, espontaneidade, afetividade e fantasia são elementos que fundam a infância. Substâncias pertencentes à construção literária. Daí, a literatura ser próxima da criança. Possibilitar aos jovens o acesso ao texto literário é garantir a presença de tais elementos que inauguram a vida e asseguram o seu crescimento”. Para essa discussão precisamos compreender os conceitos de letramento, entre eles o literário, as funções da arte e da literatura, gêneros textuais para a infância e o papel das instâncias responsáveis pela mediação da leitura literária para crianças e jovens: a família, a escola e as bibliotecas (escolares e públicas).

Objetivos:

  • Formar profissionais intelectuais, humana e eticamente qualificados e dotados de habilidades de reflexão crítica sobre o processo de ensino e aprendizagem da literatura;
  • Refletir sobre os conceitos de letramento e letramento literário;
  • Analisar criticamente, utilizando conhecimentos teóricos adquiridos, as práticas de ensino da literatura na primeira infância;
  • Analisar as recomendações da BNCC para o ensino da literatura na primeira infância;
  • Conhecer os gêneros literários mais adequados para uso na primeira infância.

Datas: 13 a 17 de dezembro de 2021

Horário: 19h às 21h

Local: oficina virtual via Google Meet

Público-alvo: comunidade em geral

Oficineira: Elaine Oliveira – Mestra em Estudos Literários (UFPA)

Atividade gratuita

Foto: arquivo pessoal

Detalhes

Início:
13/dezembro/2021 @ 19:00
Final:
17/dezembro/2021 @ 21:00
Preço:
Livre

Rua Esmeralda, 141
Nova Canaã II
68352-099
Canaã dos Carajás, PA

Funcionamento

Espaço aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Acompanhe, também, nossa programação on-line.

 

× Como posso te ajudar?