COOKIES
Utilizamos apenas os cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Ao continuar navegando você está ciente desta condição.
OK
Idioma     PT  
EN
ES
   
Palestra “Imersão, Cartografia Socioafetiva e Memória do Território” – Integra a Ação Extramuros: Inventário Participativo, Salvaguarda e Valorização do Patrimônio Comunitário
Carregando Eventos

« Todos Eventos

Palestra “Imersão, Cartografia Socioafetiva e Memória do Território” – Integra a Ação Extramuros: Inventário Participativo, Salvaguarda e Valorização do Patrimônio Comunitário

26 outubro @ 09:00 - 20:00

Livre

A palestra “Imersão, Cartografia Socioafetiva e Memória do Território” propõe uma experiência de reflexão, escuta e conexão com as histórias, memórias e identidades que constituem o território. Por meio de momentos de acolhimento, práticas de compartilhamento de saberes, construção de cartografias afetivas e reconhecimento dos lugares de memória, os participantes serão convidados a refletir sobre suas relações com a comunidade e suas ancestralidades. A programação também inclui uma vivência de etnografia itinerante, com caminhada territorial para observação e registro das referências culturais locais, culminando em uma roda de saberes dedicada aos guardiões da memória e às celebrações que fortalecem os vínculos entre cultura, pertencimento e identidade coletiva.

Dia: 26/10/2026

Horário: 9h às 11h – 15h às 17h – 19h às 20h

Público: Comunidade

Local: Vila Nova Jerusalém

Informações: (94) 99160-8186

Facilitadoras: Sabrina Campos e Adriana Sousa Pereira

MINI BIO – Sabrina Campos: é Yby-Ty’eté Tupinambá, indígena de contexto urbano, doutoranda em Bioantropologia e mestra em Antropologia e Arqueologia. Reúne trajetória multidisciplinar que conecta Ciências Sociais, Turismo, Gestão Pública e Biodiversidade. Desenvolve pesquisa, ensino e participação em conselhos federais, estaduais e municipais focados na relação entre território, memória e comunidades tradicionais.

MINI BIO – Adriana Sousa Pereira: é graduada em Ciências Sociais, com bacharelado em Antropologia, especialista em Saberes Culturais e Educação na Amazônia e atualmente graduanda em Museologia. Possui experiência em gestão museal, educação patrimonial e atuação em museus de base comunitária, desenvolvendo projetos voltados à valorização da memória, do patrimônio cultural e da participação social. Sua trajetória profissional é marcada pelo compromisso com a preservação dos saberes tradicionais, o fortalecimento das identidades culturais e a promoção de processos educativos e museológicos participativos.

Imagem: Acervo Casa

Detalhes

Data:
26 outubro
Hora:
09:00 - 20:00
Preço:
Livre

Rua Esmeralda, 143
Nova Canaã II
68352-099
Canaã dos Carajás, PA

Funcionamento

Espaço aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Acompanhe, também, nossa programação on-line.