COOKIES
Utilizamos apenas os cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Ao continuar navegando você está ciente desta condição.
OK
Lucas Couto
Parauapebas - Pará
Título: sem título
Técnica: mista sobre MDF
Ano: 2020
Dimensões: 0,90 x 1,83 x 0,015m

Engenheiro florestal por formação e multiartista por convicção, Lucas Couto se inspira nos mestres da cultura popular para produzir seus painéis, mixagens musicais e tatoo. É um apaixonado pelo Norte e pelo Nordeste do país, que percorre com sua Kombi-museu, em busca de aprender técnicas e tradições que estão se perdendo com o tempo, como os pigmentos naturais dos índios xikrins e os tijolos de adobe do sertão da Bahia. Há cinco anos deixou de lado o emprego em uma mineradora e, sempre que possível, realiza imersões culturais e residência artística em diferentes cantos, já tendo percorrido 14 estados brasileiros e 4 países da América Latina.

No painel exposto, retrata um pouco da Amazônia e do Sertão, mas prefere não comentar a obra, deixando a interpretação ao visitante. Apesar da diversidade, seus murais têm algo em comum: nunca recebem título e, apesar dos tons sempre vivos e alegres, trazem figuras da fauna com os olhos tristes – uma crítica a tudo que a humanidade anda fazendo com o planeta. As principais influências são da arte indígena e popular e da psicodelia. Entre os estilos de referência, o artista cita o geometrismo de Maurits Cornelis Escher e o realismo fantástico de Hieronymus Bosch.

  lucasrodriguescouto@gmail.com
Voltar

Rua das Esmeraldas, 141
Jardim das Palmeiras
Canaã dos Carajás/PA

 

Funcionamento

Espaço aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Acompanhe, também, nossa programação on-line.

 

× Como posso te ajudar?