Nina Brincadeira de Menina é uma narrativa concebida a partir de histórias de vida e arte da artista popular e artesã Nina Abreu, de Abaetetuba/PA. Nina é um dos nomes significativos entre os artesãos do brinquedo de Miriti, brinquedo tradicional feito da bucha natural proveniente da árvore do Buriti, produzido por artesãos de Abaetetuba e vendido em Belém durante a comemoração das festividades do Círio de Nazaré.
Nina, considerada cidadã ilustre de Abaetetuba/PA, construiu sua história ligada à arte popular, à artesania do brinquedo, além de manter em toda a sua vida relação sempre agregadora com as crianças e jovens de sua cidade. Nina, em 2018, aos 82 anos de idade, deixou este plano terreno e se encantou na eternidade. Este trabalho, que foi assistido em vida por ela, e por parte de sua família, pretende manter-se como uma homenagem a ela e à sua memória.
O trabalho foi construído com bases nas memórias da própria Nina, coletadas em entrevista pela artista Ester Sá, e que foram amalgamadas e depois transformadas em texto para a cena narrativa desta contação de história. A artista foi buscar na infância de Nina histórias que a conectassem com a adulta brincante na qual se transformou, mantendo viva, dentro de si, a sua criança. Uma merecida homenagem a esta artista e também a todos que mantêm vivos, dentro de si, a capacidade de brincar. Memória, afetividade e história cultural se entrelaçam nesta narrativa, que contempla um ciclo de pesquisa da artista proponente, no sentido de investigar narrativas reais e levá-las ao palco para o compartilhamento com outras pessoas.
Estreado em outubro de 2015, o trabalho apresentou-se em diversos locais de Belém, além de uma apresentação em Abaetetuba, e uma em Florianópolis. Em 2017, o trabalho NINA BRINCADEIRA DE MENINA circulou pelo projeto SESC Amazônia das Artes, apresentando-se em 10 estados da Amazônia Legal.
O trabalho tem a concepção visual e consultoria artística de Aníbal Pacha.
ATRIZ: Ester Sá
Rua Esmeralda, 141
Nova Canaã II
68352-099
Canaã dos Carajás, PA
Funcionamento
Espaço aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Acompanhe, também, nossa programação on-line.